quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Os desafios das Marcas nas Redes Sociais


Terceira edição do ProXXIma Pocket apresenta a experiência de Nokia e TAM no relacionamento com o público no mundo virtual

Com o tema "Redes Sociais: engajei, gostei e recomendo", a terceira edição do ProXXIma Pocket, evento de debates da plataforma ProXXIma, recebeu Rodrigo Terra, head de activation, digital e consumer insights da Nokia, e Renato Ramos, gerente de marketing interativo da TAM. No encontro, realizado na noite da segunda-feira 16, na capital paulista, os profissionais compartilharam a experiência de suas empresas nas redes sociais.

A TAM, que desde 2007 conta com uma gerência responsável pelas ações de e-commerce, sites, base de CRM e comunicação digital, adiantou o lançamento nos próximos meses de um portal batizado de TAMTips. "Nossas ações começaram como broadcast e agora são um diálogo. É o caminho ter esse canal de interação com os consumidores. As redes sociais têm sido mais uma ferramenta nas ações de marketing", diz Ramos.

O site reunirá todo o conteúdo sobre viagens já gerado pela companhia aérea para suas plataformas offline, e os disponibilizará para tirar dúvidas dos internautas e dar dicas de roteiros turísticos. A proposta do projeto é oferecer o conteúdo de forma ordenada e estimular os comentários e a troca de informações e experiências entre os próprios usuários e também entre a empresa e usuários.

Na opinião de Terra, as redes sociais existem desde os primórdios das relações humanas, e a internet surgiu como um facilitador do relacionamento entre as pessoas enquanto as ferramentas sociais ajudaram a formar grupos, interagir, ouvir e conhecer pessoas. "O mais importante é entender que a informação está livre na rede social e as empresas precisam buscar o melhor direcionamento", pontua.

A Nokia, por exemplo, tem um projeto de atendimento ao cliente que criou um time formado por cerca de 1500 internautas com conhecimentos além do comum sobre produtos da marca para responderem questionamentos dos consumidores via web. Os participantes não são remunerados e foram identificados em uma comunidade do Orkut dedicada à empresa. A equipe já respondeu a mais de 50 mil perguntas. "Já ouvimos os consumidores há algum tempo. Agora estamos aprendendo a responder", afirma.

Fonte: Próxxima

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