segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Crescimento e queda das redes sociais

Por Candice Vitale

Números de acesso em redes sociais no mundo, mostram que o Facebook vai muito bem, obrigado. O site, que anunciou ter atingido 500 milhões de usuários ativos, se mantém na liderança em vários países do mundo.

O gráfico abaixo, que encontrei no site Social Media Today, mostra algumas estatísticas interessantes sobre o uso das mídias sociais, comparando o desempenho dos meses de junho de 2009 e 2010.
O líder de audiência
O Facebook por exemplo, teve em 2009, 150 milhões de usuários únicos, enquanto que esse ano quase atingiu 250 milhões. Um crescimento e tanto.
O segundo site nesse quesito é o MySpace, que ao contrário do primeiro, teve queda de usuários. No ano passado chegou perto dos 100 milhões e esse ano caiu para 50.
No Brasil, o Orkut
Já se olharmos o desempenho por país, o Facebook só não é líder por aqui, ficando em primeiro nos EUA, Austrália, Alemanha, Espanha, Reino Unido e Itália. Nos EUA os números chegam a incríveis 127 milhões de usuários únicos.
Por aqui, como já sabemos, a liderança é do Orkut, com 28.7 milhões contra 11.5 do Facebook. Ainda não é nem a metade, mas pela velocidade de crescimento na rede, é possível que vejamos esse números crescerem nos próximos meses.
Tempo gasto no Facebook
A pesquisa avaliou o tempo de navegação por pessoa durante o mês. Mesmo sem ter os expressivos números americanos, os campeões no site são os australianos.
Do ano passado pra cá, eles aumentaram o tempo na rede social de 4h pra 7h. Na sequência vem os EUA e Reino Unido, com 6h cada e lá atrás estamos nós, com apenas 1:15h.
Ao meu ver, o brasileiro ainda está se entendendo com a ferramenta. Se a gente que trabalha com internet, ainda sente uma certa dificuldade de entender as variações do Facebook, imagina quem não tem tanta intimidade com a rede.
Ainda escuto muito dos amigos frases do tipo “é muito complicado”, “ainda não entendi como funciona”, enfim, na cultura do Orkut, é preciso um pouco de paciência pra absorver um novo sistema. Talvez essa 1 horinha seja o reflexo disso.
Mas acredito que é só uma questão de tempo. É esperar e ver como a grande rede vai derrotar o poderoso Orkut por aqui.
Candice Vitale
Consultora de Marketing Digital da Heat
www.heat.com.br
Fonte: VoIT
Link: http://voit.uol.com.br


0 comentários:

Postar um comentário

 

Sample text