Nike, Kopenhagen, Ambev, Havana, Giuliana Flores e Piraquê são cases de sucesso
Por Juliana Castro, do Mundo do Marketing | 16/03/2011As marcas investem cada vez mais em parcerias que ajudam sua estratégia de Marketing. O objetivo é dar à empresa uma visibilidade que ainda não tinha, atingindo públicos diferentes. Essa união agrega valor aos produtos, tornando-os mais atraentes para o consumidor. Entre as empresas que investem neste tipo de ação estão Kopenhagen, Havana e Ambev, que se associam a outras marcas para ampliar o número de consumidores que são impactados por suas iniciativas.
O planejamento de uma parceria leva em consideração fatores de mercado para que a estratégia seja elaborada. O momento das marcas e como são vistas pelo consumidor influenciam diretamente nesta etapa. O estudo é realizado com base nas necessidades da empresa e traça as oportunidades para que chegue ao seu objetivo. Depois, é hora de procurar uma marca parceria.
A união também representa uma economia para as marcas. Com as parcerias, é possível atingir novos consumidores sem gastar muito. Além disso, investir nesta atividade é mais rápido do que passar por todo o processo feito para impactar um cliente diferente. “Uma marca aproveita o que a outra tem de melhor para vender o seu produto”, conta Tatiana Oliva, Sócia-Diretora da agência Cross Networking, em entrevista ao Mundo do Marketing, especialista em promover parcerias.
Consumidor procura diferencial
Uma empresa que foca neste tipo de ação é a Giuliana Flores, que vende kits compostos por arranjos de flores e presentes. Entre os parceiros da loja virtual estão marcas como Kopenhagen, Amor aos Pedaços e Havana. “Nós sabemos que o público da loja online é mais exigente do que o da loja física, que está limitado a um determinado espaço. No site, o consumidor busca produtos agregados e a flor entra como um arremate final”, explica Juliano Souza, Gerente de Marketing da Giuliana Flores, em entrevista ao portal.
A plataforma conta com uma média de 10 mil acessos ao dia, tornando-se uma vitrine interessante também para as demais empresas. Os clientes podem ainda dizer o que mais buscam para incrementar os kits que compram. Ao fim de uma compra, o internauta é convidado a sugerir algo que não tenha encontrado. “A partir dessa ferramenta, direcionamos nossos trabalhos para determinada demanda”, diz o executivo.
A empresa está sempre em busca de novas parcerias para incrementar cada vez mais seus produtos. Entre os processos em andamento está a união com marcas de cosméticos e bebidas. Este tipo de ação visa agregar valor aos kits, que representam 70% das vendas da Giuliana Flores. “Vender somente a flor é mais vantajoso financeiramente, mas o cliente procura por este diferencial”, ressalta o Gerente de Marketing.
Exemplos de sucesso
Entre os cases de sucesso conduzidos pela agência Cross Networking está o da Piraquê, marca de biscoitos caricoca que é parceira da Ambev em diferentes projetos. Um deles é realizado há dois anos, no camarote da Brahma no Carnaval. Os biscoitos são servidos em um espaço chamado “Boteco Bohemia” e também têm sua marca promovida nas bolachas de chopp, por meio da frase “choppinho Brahma com presuntinho: uma combinação perfeita”.
Outro exemplo é a parceria entre o músico Carlinhos Brown e a Nike. Em 2010, a marca esportiva pegou carona na força e na popularidade do músico para lançar a camisa da seleção brasileira. A ideia era realizar uma ação de forma diferenciada para que a Nike se aproximasse das características do Brasil. Com essa união, outras marcas decidiram patrocinar o bloco de Carnaval do cantor, que também acabou se beneficiando, tendo seu nome associado às empresas.
A Cross Networking foca no mercado de parcerias e acredita que elas sempre existiram. “Sempre foi uma demanda do mercado, vimos a oportunidade nesta área a investimos. Oferecemos projetos aos nossos clientes e pensamos em todos os benefícios, oportunidades. Temos uma visão 360°”, diz.Fonte: Mundo do Marketing
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