sexta-feira, 15 de abril de 2011

Millward Brown do Brasil divulga ranking de recall das marcas expostas do Big Brother Brasil 11


Entre as pessoas que costumam assistir ao programa, 69% declaram lembrar-se de alguma marca em merchandisings no reality show

A atenção da audiência do BBB11 foi bem além da “espiadinha” nos brotherse sisters. Segundo pesquisa nacional da Millward Brown do Brasil, realizada entre 17 e 29 de março, 69% declaram lembrar-se de alguma marca anunciada em merchandising, evidenciando o esforço das marcas em comunicar seus produtos de forma diferenciada.

Todas as marcas citadas no ranking foram obtidas a partir de respostas espontâneas. Segundo a pesquisa, as marcas que atingiram maior residual de lembrança são aquelas que compraram o patrocínio master desta edição.

Com investimento consistente ao longo de todo o programa, mais facilmente estas marcas seriam lembradas, com destaque para Fiat, que sorteou prêmios nos momentos mais decisivos do programa, isto é, a formação de paredão, patrocínio de provas de resistência e presenteando tanto brothers quanto telespectadores.

Guaraná Antarctica, Niely Gold e Knorr, que tiveram ações constantes deproduct placement, figuram entre as marcas que conseguiram gerar maior recall.

Com um numero crescente de patrocinadores ao longo do programa, as marcas e suas ações tinham o desafio de se destacar frente à concorrência, como por exemplo Sundown, que apresentou 4% de lembrança espontânea, índice talvez explicado pela participação mais discreta da marca com a distribuição de kits ao longo do programa.

Recall favorável também para marcas menos conhecidas

A marca Rossi, presente pelo segundo ano consecutivo no reality, não vigora entre os maiores anunciantes, mas promoveu uma prova do líder com um prêmio que, ao que tudo indica, ajudou a alavancar a visibilidade da marca, presentando o vencedor com um apartamento no valor de R$250 mil.

Marcas do BBB11 mais lembradas

Outras marcas com menos de 2% de menções: Ponto Frio, Nestlé, Quaker, Garoto, Minuano, Nívea, Pantene, Bout´s, Unilever, Ambev, Super Bonder, Claro, Omo, Activia, HSBC, L´Oreal, Dove, Ipê e Duracell.

Aproveitando a festa do Chiclete com Banana, a Gillete “exterminou” a barba do vocalista da banda, Bell Marques e com essa ação, conseguiu gerar 5% de lembrança.

Menos lembradas

O estudo também constata que algumas marcas que patrocinaram provas importantes nos momentos finais do programa não figuram entre as mais lembradas.

Viviane Varandas, diretora de atendimento da Millward Brown do Brasil, avalia que inserir a marca em um programa com audiência garantida nem sempre se traduz em um retorno eficiente.

“A consistência e constância das ações são fatores que promovem maior recall, porém a criatividade e adequação das marcas às situações apresentadas no programa, podem sim potencializar a ação de uma marca que não conta com os maiores investimentos”.

Por fim, a executiva avalia ainda que conquistar a lembrança e o envolvimento com a marca em programas de reality shows pode ser uma tarefa não tão simples e previsível. “Além de uma ação bem planejada e executada, há certa dose de vulnerabilidade, que pode ser revertida para o bem ou para o m al da marca”, conclui Viviane.

Sobre a Millward Brown

A Millward Brown (www.millwardbrown.com) é uma empresa de pesquisa líder e global, especializada em pesquisas de propaganda, comunicações de marketing, mídia e brand equity.

Com base em uma série de soluções integradas e validadas - tanto qualitativas como quantitativas - a Millward Brown ajuda seus clientes a construir marcas e serviços fortes.

A empresa tem mais de 70 escritórios em 44 países e suas unidades de serviços especializados incluem a Millward Brown Global Media Practice (mensuração da eficiência de meios); Millward Brown Optimor (com foco em ajudar seus clientes a maximizar o retorno sobre os investimentos nas sua marcas e marketing); Millward Brown Precis (mensuração da eficiência de ações de RP); Dynamic Logic (líder mundial em mensuração da eficiência da midia digital) e KMR.

A Millward Brown é parte da Kantar, grupo de consultoria e informação do Grupo WPP.

Fonte: Ibope


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