terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Globo cria rede social sobre o "Sítio do Picapau Amarelo"



Sucesso no Brasil e em diversos países da América Latina, o Sítio do Picapau Amarelo já foi livro, série de televisão e, agora, é transportado para o universo digital no Mundo do Sítio (acesse).

Agora, Emília, Visconde, Pedrinho, Narizinho e os demais personagens das histórias estão em um mundo virtual infantil com mais de 30 jogos e atividades superdivertidos inspirados na obra de Monteiro Lobato, pai da literatura infantojuvenil brasileira.

O projeto, fruto da parceria entre a Editora Globo e a Globo Marcas, é uma espécie de rede social infantil em português. Pensado para o público de 5 a 10 anos, aposta numa fórmula única: segurança, educação, cultura e diversão para enriquecer o cotidiano das crianças brasileiras. Trata-se do primeiro mundo virtual brasileiro a ter uma seção pedagógica exclusiva.

O Mundo do Sítio, com estreia prevista para o primeiro trimestre deste ano, é uma mistura de conteúdo com a tecnologia utilizada nos games sociais, uma área ainda nova no país. Para a criação e desenvolvimento dos jogos, cenários e o sistema que abriga tudo isso, uniu-se mais de 60 profissionais, entre programadores, ilustradores, animadores, game designers, músicos e jornalistas.

A novidade tem uma atração produzida batizada de Biblioteca do Visconde, estante digital que reúne uma coleção de livros com vários capítulos retirados da obra de Lobato, enriquecidos com os mais diversos recursos multimídia. O projeto teve participação da atriz Denise Fraga, que narrou os textos e deu vida a toda turma do Sítio do Picapau Amarelo.

Ainda na seção pedagógica, o site tem uma área chamada de Museu do Lobato, um museu interativo que conta a história do autor com recursos audiovisuais. Nesse espaço, a criança pode ouvir a voz de Lobato em sua última entrevista concedida à imprensa, ver algumas de suas pinturas, fotos tiradas por ele, cartas que trocava com seu amigo Godofredo Rangel e os bilhetes que recebia dos seus leitores.

Cadastro e segurança

Antes de entrar no Mundo do Sítio, a criança precisa indicar o e-mail do pai ou responsável, que não só autoriza a participação como acompanha as atividades realizadas pelo seu filho no Mundo do Sítio em uma área feita só pra eles, o Cantinho dos Pais. O adulto pode conferir qual o jogo favorito do seu filho, o livro que leu mais vezes, quem são seus amigos na rede social e quantas horas ficou no mundo virtual.

O bate-papo do site é controlado. O Papo do Sítio, como é conhecido, permite que as crianças escolham frases e expressões predeterminadas e imagens animadas ou emoticons. Assim, não há risco de receberem mensagens impróprias.

Os jogos do Mundo do Sítio estão distribuídos em várias terras mágicas e outros reinos sonhados por Lobato. A criança pode mergulhar no Reino das Águas Claras, no Capoeirão dos Tucanos, e, claro, no Sítio de Dona Benta. Assim, a criança interage com a obra do escritor e ainda se diverte com games e diversas atividades. Tem jogos para quem gosta de aventura, quebra-cabeças, corridas, labirintos e até uma linda máquina de fliperama.

O site tem uma área gratuita, mas o conteúdo do Mundo do Sítio estará 100% disponível para assinantes. No lançamento, a assinatura tem o preço promocional de R$ 4,90/mês, durante os três primeiros meses de funcionamento. Após esse período, os assinantes passam a pagar R$ 6,90/mês, por meio de cartão de crédito ou débito em conta.

Machado já teve destaque

Não é a primeira vez que a Globo dá destaque a um grande escritor brasileiro. Em 2008, para marcar a estreia da minissérie "Capitu", a emissora investiu em uma ação colaborativa, espalhando 2 mil DVDs com trechos da atração e instruções para quem o recebesse; então a pessoa podia assistir e comentar o que achou em um site, depois compartilhava o DVD e a ação continuava.

Outra novidade foi o site "Mil Casmurros", que promoveu a maior leitura coletiva de uma obra de Machado de Assis por meio da internet. A obra "Dom Casmurro" foi dividida em mil trechos para que internautas de todo país pudessem lê-los e gravá-los no site. Ao final da ação, o site marcou o registro em áudio e vídeo da íntegra do livro, lido por mil pessoas diferentes. Para dar o pontapé inicial, algumas personalidades, como Fernanda Montenegro, Romário, Camila Pitanga, Maurren Maggi, Regina Duarte, o músico André Abujamra, Fernanda Lima, Elke Maravilha, o diretor Roberto Faria e o poeta Ferreira Gullar, gravaram suas colaborações para o site.

Fonte> Adnews

0 comentários:

Postar um comentário

 

Sample text