
Comparado às outras mídias, as redes sociais são uma verdadeira revolução na comunicação mundial. Enquanto a TV levou 13 anos para alcançar 50 milhões de telespectadores, o Facebook conseguiu a incrível marca de 100 milhões de usuários em apenas nove meses.
Diante desses números, empresas e marcas estão tentando encontrar a melhor maneira de monitorar redes sociais. Saber o que falam sobre sua marca pode ter um papel decisivo na estratégia de publicidade de sua empresa. Enquanto o modelo tradicional de um site tem pouco espaço para interação, nas redes sociais a comunicação é instantânea. E monitorar é preciso!
Como monitorar redes sociais?
Os modelos de rede social são tão distintos quanto suas ferramentas. Não existe (ainda) uma ferramenta única que possibilite a monitoração de todos os tipos de rede. A maneira mais fácil de começar é utilizando a própria busca das redes. Na busca do Orkut, por exemplo, é possível identificar, em apenas uma consulta, usuários, comunidades e tópicos de discussão sobre qualquer assunto buscado. Um termômetro muito comum de aceitação de uma marca pode ser a quantidade de comunidades do tipo “eu amo” ou “eu odeio”.
Os blogs, por serem facilmente rastreados pelos buscadores, também são termômetro importante sobre a opinião da audiência sobre determinada marca ou assunto. E o Google possui uma busca específica para busca em blogs. Os microblogs, como o twitter, também são indexados pelo Google, mas existem buscadores como o Scoopler, que são dedicados à monitoração de qualquer termo em tempo real, principalmente no twitter.
Mais importante do que monitorar sua marca nas redes sociais é saber o que fazer com as informações colhidas. Os dados podem e devem ser usados em todas as etapas da campanha. No planejamento, para identificar pontos fortes e fracos, durante a campanha e depois, para medir o impacto e os resultados da ação.
0 comentários:
Postar um comentário