terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Quanto vale seu cliente?



Os criativos ainda procuram a fórmula mágica da publicidade na Internet. São capazes de tudo para conseguir a fidelização de uma marca, vender, chegar aos Trend Topics no Twitter e ser produto na vitrine digital.

Recentemente, a ação da marca automobilística Nissan entregou para os internautas dois carros. Um via Facebook, outro pelo Twitter. A tarefa parecia simples para o marketing da empresa e, à primeira vista, difícil de ser manipulada pelos usuários de má fé. Tudo que o sujeito precisava fazer era segurar o anúncio da marca com a frase “Eu quero trocar meu carro por um carrão” na frente do seu carro velho, tirar um foto, subi-la no Facebook ou no Twitter e esperar o carro na garagem. No Facebook a foto precisava ser curtida 44.500 vezes, equivalente ao valor do carro. No Twitter, a foto que tivesse o valor do carro em RT’s levava um Tiida Hatch S novinho.

O anúncio veiculado em revista e jornal vinha com a chamada “O primeiro carro que você paga com posts e tweets”. Epa! Pagar? Então quer dizer que meu “arroba” no twitter e meu “curtir” no Facebook valem R$ 1,00 cada um?

Para resumir, a última pessoa que alcançasse o valor do carro, seja por RT’s ou por curtir, levaria o tal Nissan. O problema é que muitos usaram ferramentas automáticas para conseguir faturar o carro, o que não foi pensado na ação de marketing da Nissan. Se foi, esqueceram que a ação era no Brasil e que – infelizmente – as pessoas querem ganhar a qualquer custo, mesmo que para isso seja necessário um programinha inteligente.

A ação em si parecia muito interessante e inovadora para os moldes que estamos acostumados a ver nas duas redes sociais de maior peso atualmente. No entanto, trouxe algumas dores de cabeça a Nissan.

Problemas a parte, os criativos parecem estar caindo na real quando o assunto é Internet. Estão inovando – aos poucos – a maneira de fazer publicidade na web e encontram maneiras diferentes de conseguir captar novos clientes. O próximo passo agora é saber que: fazer ações de marketing na Internet pode dar certa dor de cabeça no Brasil.

Marcus Lima - Estudante de Publicidade e Propaganda da PUCRS. Fanático por tecnologia, entretenimento e notícias. Escritor amador e amante da música, do cinema e das artes. Analista de mídias sociais em uma emissora de TV nacional com sede na capital gaúcha.

Clipping: Mídia Boom

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