terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Ronaldinho, Dilma, BBB, Passione e Marcela Temer nas redes sociais em 2011


Nos primeiros 11 dias de 2011, os assuntos mais comentados na esfera pública também ganharam grande repercussão na internet

Os principais assuntos discutidos pelos brasileiros nos sites de redes sociais no início de 2011 abordam temas bastante distintos, como Ronaldinho Gaúcho, no esporte, Big Brother Brasil e Passione, na televisão, além de Dilma Rousseff e Marcela Temer, na política.

Desses nomes, o Big Brother foi o mais citado. Nos primeiros 11 dias do ano de 2011, mais de 510 mil mensagens citaram nas redes sociais a expressão “Big Brother”, “BBB11” e suas variações.

Volume de mensagens dos principais tópicos discutidos nas redes sociais – de 01/01/11 a 11/01/11

Clique aqui para ampliar

“Ronaldinho Gaúcho” ou “R10” ou “R.Gaucho” ou "R Gaucho” ou “Ronaldinho” “Dilma”
“BBB” ou "Big Brother” ou "Big Brother Brasil" ou " B Brother” ou “Bigbrother” ou “BBB11”ou “BigBrotherBrasil” ou “BigBrotherBrasil11”

“Passione” ou “Pasione”

“Marcela Temer”

Fonte: IBOPE Nielsen Online, Buzz Metrics

O nome da presidente da República, Dilma Rousseff, também ganhou destaque, com o volume de mensagens concentrando-se no primeiro dia do ano, quando ocorreu a cerimônia de posse. A expressão “Dilma” foi citada em quase 120 mil mensagens em um único dia. Marcela Temer, mulher do vice-presidente eleito, foi um dos personagens da cerimônia de posse mais comentados em sites sociais, sobretudo por causa de sua beleza.

O nome da presidente da República, Dilma Rousseff, também ganhou destaque, com o volume de mensagens concentrando-se no primeiro dia do ano, quando ocorreu a cerimônia de posse. A expressão “Dilma” foi citada em quase 120 mil mensagens em um único dia. Marcela Temer, mulher do vice-presidente eleito, foi um dos personagens da cerimônia de posse mais comentados em sites sociais, sobretudo por causa de sua beleza.

Evolução das mensagens com R. Gaúcho, Dilma, BBB11, Passione e Marcela Temer – de 01/01/11 a 11/01/11

Clique aqui para ampliar

“Ronaldinho Gaúcho” ou “R10” ou “R.Gaucho” ou "R Gaucho” ou “Ronaldinho” “Dilma”
“BBB” ou "Big Brother” ou "Big Brother Brasil" ou " B Brother” ou “Bigbrother” ou “BBB11”ou “BigBrotherBrasil” ou “BigBrotherBrasil11”

“Passione” ou “Pasione”

“Marcela Temer”

Fonte: IBOPE Nielsen Online, Buzz Metrics

A última semana da novela Passione e a proximidade do início da nova edição do Big Brother Brasil também aqueceram as discussões na internet.

Na novela, a maioria dos comentários nestes últimos dias referia-se ao retorno de Totó, personagem interpretado por Tony Ramos, o que provocou um pico de comentários no último sábado e outro ainda maior nesta seg unda-feira. No Big Brother, o primeiro pico ocorreu no dia 5 de janeiro, quando foi divulgado o nome de cada participante do reality show. E o maior número de citações sobre o BBB ocorreu na terça-feira, dia da estréia do programa.

As mensagens com brincadeiras, incluindo as que misturam esses temas para fazer piadas, foram as que mais se destacaram nos sites sociais, sobretudo no Twitter. No caso de Ronaldinho Gaúcho, além das mensagens sobre as especulações sobre em qual clube ele iria jogar, há mensagens que brincam com comparações do caso Ronaldinho com uma novela como Passione.

Quando a análise é reduzida para os dias 10 e 11, quando foi confirmado que Ronaldinho iria jogar no Flamengo, observa-se que as torcidas dos times rivais passaram a usar os sites sociais para fazer críticas ao jogador.

No BBB, os internautas já começam a destacar alguns participantes em seus comentários, sobretudo Ariadna e Paula, mas também Maria, Rodrigão, Talula e Diogo.

Fonte: IBOPE ( Revista Giro Online)

Quanto vale seu cliente?



Os criativos ainda procuram a fórmula mágica da publicidade na Internet. São capazes de tudo para conseguir a fidelização de uma marca, vender, chegar aos Trend Topics no Twitter e ser produto na vitrine digital.

Recentemente, a ação da marca automobilística Nissan entregou para os internautas dois carros. Um via Facebook, outro pelo Twitter. A tarefa parecia simples para o marketing da empresa e, à primeira vista, difícil de ser manipulada pelos usuários de má fé. Tudo que o sujeito precisava fazer era segurar o anúncio da marca com a frase “Eu quero trocar meu carro por um carrão” na frente do seu carro velho, tirar um foto, subi-la no Facebook ou no Twitter e esperar o carro na garagem. No Facebook a foto precisava ser curtida 44.500 vezes, equivalente ao valor do carro. No Twitter, a foto que tivesse o valor do carro em RT’s levava um Tiida Hatch S novinho.

O anúncio veiculado em revista e jornal vinha com a chamada “O primeiro carro que você paga com posts e tweets”. Epa! Pagar? Então quer dizer que meu “arroba” no twitter e meu “curtir” no Facebook valem R$ 1,00 cada um?

Para resumir, a última pessoa que alcançasse o valor do carro, seja por RT’s ou por curtir, levaria o tal Nissan. O problema é que muitos usaram ferramentas automáticas para conseguir faturar o carro, o que não foi pensado na ação de marketing da Nissan. Se foi, esqueceram que a ação era no Brasil e que – infelizmente – as pessoas querem ganhar a qualquer custo, mesmo que para isso seja necessário um programinha inteligente.

A ação em si parecia muito interessante e inovadora para os moldes que estamos acostumados a ver nas duas redes sociais de maior peso atualmente. No entanto, trouxe algumas dores de cabeça a Nissan.

Problemas a parte, os criativos parecem estar caindo na real quando o assunto é Internet. Estão inovando – aos poucos – a maneira de fazer publicidade na web e encontram maneiras diferentes de conseguir captar novos clientes. O próximo passo agora é saber que: fazer ações de marketing na Internet pode dar certa dor de cabeça no Brasil.

Marcus Lima - Estudante de Publicidade e Propaganda da PUCRS. Fanático por tecnologia, entretenimento e notícias. Escritor amador e amante da música, do cinema e das artes. Analista de mídias sociais em uma emissora de TV nacional com sede na capital gaúcha.

Clipping: Mídia Boom

História do Facebook leva o Globo de Ouro - m&m online | Em Pauta » Notícias

História do Facebook leva o Globo de Ouro - m&m online | Em Pauta » Notícias

sábado, 15 de janeiro de 2011

Dez dicas de mídia social para seu e-commerce

A mídia social mexe com os negócios online de novas e estranhas formas. Nossos clientes estão compartilhando mais e mais informação sobre o que fazem online e o que gostam. Conseguir que estas pessoas falem dos seus produtos (ou de você) nas redes sociais é um jeito sensacional de conseguir mais tráfego e novos usuários.

A grande dificuldade? No e-commerce o objetivo mais importante não é compartilhar, é vender. Até mesmo a Amazon, que estabelece como todo o planeta se comporta nesta área, deixa os links de compartilhamento escondidos – embora eles estejam na barra da direita, na primeira tela.

Estas são as dicas para melhorar seus “esforços de socialização” sem esquecer que seu negócio é o comércio eletrônico, seu negócio é vender.

1. Onde é que o barulho acontece?

Comece pelo começo: descubra onde é que seus usuários estão compartilhando informação. Este é o pedaço mais sensível e importante. O Add This, por exemplo, oferece as tendências de uso dos serviços cadastrados por lá. E você também sabe como os brasileiros que usaram o serviço compartilharam. O Share This também oferece alguns relatórios bastante interessantes.

A grande vantagem da internet é ter formas de medir tudo. É possível saber, com o filtro próprio no seu programa de métricas, quem mandou o quê para onde – do mesmo jeito que podemos saber de onde vieram os novos visitantes.

Quando souber quais são as redes sociais mais usadas por seus clientes, inclua seus botões no desenho de seu site. Afinal você não quer 74 botões no seu layout, quer?

2. Foco onde está o barulho

Twitter e Facebook são as principais redes do mundo. Se você realmente vai trabalhar as redes sociais vai precisar de perfil por lá e de uma política muito clara de ação.

3. Use lugares únicos para seus botões

Em vez de deixar os botões no mesmo lugar em todo o seu site, ofereça esta possibilidade em lugares diferentes. Um bom exemplo disso: se o cliente acaba de fazer uma resenha do produto em seu site, ele já mostrou sua vontade de compartilhar. Então facilite a vida do usuário e permita que ele mande a resenha para o seu perfil do Twitter ou Facebook.

Há muitos outros lugares que podem ser usados: a página de agradecimento do checkout, o e-mail de confirmação da compra e suas newsletters são apenas algumas ideias. Navegar por seu próprio site vai lhe dar muitas outras, com certeza. Seja criativo! O e-commerce exige sempre muita criatividade.

4. Vídeos, as estrelas

Os internautas adoram vídeos. A Zappos teve um grande aumento nas vendas quando incluiu vídeos dos produtos nas páginas. Além disso, criar seu próprio canal no Videolog, por exemplo, permite não só que seus clientes compartilhem os vídeos, mas possam colocá-los em outros sites. Resumo da ópera: os vídeos espalham o seu produto pela internet afora criando um novo foco de disseminação nas mídias sociais.

5. Converse com os seus seguidores no Twitter e no Facebook

Você conseguiu seguidores (ou fãs no Facebook)? Ótimo! Agora vem a parte difícil: escutar o que estão falando e conversar com eles. É preciso interagir. Mais hora menos hora eles vão para o seu site e compram o seu serviço.

6. Exclusividade

Quem acompanha a sua marca, seja onde for, merece algo a mais, não? Cupons, promoções relâmpago, dicas e outras informações exclusivas que você não expõe em outros canais de comunicação são um às na manga. Use.

7. Saia do “modo de vendas”

Os perfis corporativos tendem a só falar de si. E isso tende a ficar chato para quem os acompanha. Que tal divulgar histórias, tendências de negócio da sua área ou números? Um jeito de se destacar da multidão é falar do mercado e não ter medo de contar os movimentos de seus concorrentes também. Mesmo que isso seja um pouco demais para seu caráter, experimente ir além da venda: seja útil. Assim, além de ganhar fãs, você conquista confiança – que é tudo nas redes sociais.

8. Integre o atendimento às mídias sociais

É muito comum encontrar consumidores descontentes nas mídias sociais. Nada como atendê-los por lá, de forma clara, rápida e direta. Isso nem sempre é possível – depende da estrutura de sua empresa – mas adiciona pontos positivos na percepção de sua marca. No comércio eletrônico, as mídias sociais podem ser um belo e eficiente substituto para o SAC tradicional.

9. Acompanhe os cliques

Como sempre, é fundamental analisar o tempo todo os cliques. Para tanto, nada como os serviços encurtadores de URL – como o bit.ly, o migre.me ou o ow.ly, só para citar três. Escolha um que ofereça informações sobre os cliques. Você pode descobrir que seu público no Facebook gosta de descontos enquanto os seguidores do Twitter preferem as notícias.

10. Seja generoso


As redes sociais pedem generosidade. É preciso ser útil, conversar, perguntar o que acham, oferecer algo de valor para as pessoas que nos seguem. Quanto mais o seu perfil for útil e interessante, maior será a lealdade à sua marca – e este é o grande desafio dos tempos conectados em que um clique basta para acabar com a festa.

Essa são apenas algumas dicas para a utilização das redes sociais em seu comércio eletrônico. E você tem alguma experiência sobre mídias sociais no e-commerce para compartilhar? Deixe o seu comentário.

Fonte: Blog do PagSeguro

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Retrospectiva – o melhor da mídia social em 2010

O ano de 2010, foi o mais positivo e atrativo para as mídias e redes sociais. Nesse inicio de 2011, temos que fazer uma retrospectiva do que foi bom e ao mesmo tempo do que foi mais ou menos, para que possamos buscar melhorar. Pois em 2011 colocaremos em prática tudo que aprendemos em 2010 de forma aprimorada.

Vejam abaixo alguns fatos mais relevantes que aconteceram em 2010.

 

Sample text